Arquivo

Projeto Alimento

Aqui você encontra todos os artigos e entrevistas do Projeto Alimento que já saíram de circulação.
São dezenas de textos para ler e pesquisar!


AGRICULTURA URBANA

Lucas Ciola é um ativista da agricultura urbana e da bioconstrução. Ele espalha hortas, banheiros secos e casas ecológicas na periferia de São Paulo como forma de articular a população politicamente.


leia mais



GUIA ALIMENTAR

O Guia Alimentar para a População Brasileira é pioneiro ao abordar a alimentação a partir das categorias que levam em conta o processamento industrial dos alimentos e não os nutrientes. Maria Laura Louzada, integrante do NUPENS - USP, participou da elaboração do guia e conta como foi o processo de construção do documento.


leia mais



POLÍTICAS DA NUTRIÇÃO

Pesquisadora ativista e professora da UnB, Anelise Rizzolo defende uma abordagem mais crítica da alimentação pelos profissionais da Nutrição. E revela quais são os conflitos de interesses entre setor privado e setor público na definição das políticas alimentares no Brasil.


leia mais



COMIDA EM MOVIMENTO

A maneira como nos alimentamos não deve ser vista apenas de uma perspectiva do sabor e das escolhas individuais. A alimentação atualmente é resultado de um sistema alimentar complexo, que está atrelado, entre outras coisas, à pesquisa científica, ao mercado e às políticas locais e globais.


leia mais


FEMINISMO NA COZINHA

Muitas mulheres conseguiram romper com o fogão, mas não se desvincularam da responsabilidade sobre a alimentação da família. Elas continuam decidindo o que a família vai comer, quer façam as compras ou não.


leia mais


COMIDA DE CHEF

A chef Bel Coelho é conhecida internacionalmente. Ganhou vários prêmios, comandou restaurantes de sucesso e hoje abre seu espaço Clandestino uma semana por mês para oferecer ao público paulistano sabores tradicionais do Brasil. Ela fala sobre sua trajetória e sua relação com os alimentos.


leia mais

A ALIMENTAÇÃO NO BRASIL

A ONU recomenda a ingestão de pelo menos 1.900 kcal/dia. No Brasil de 2001, estimava-se que uma parcela significativa da população vivia com menos de 1.650 kcal/dia. A pobreza era considerada a maior responsável pela fome no país. Para quem tem fácil acesso aos alimentos talvez essa notícia não cause espanto. Mas lutar pelo direito alimentar ainda é fundamental no nosso país.


leia mais


ELEIÇÕES E DEBATE ALIMENTAR

Leonardo Corrêa, do Instituo Reaja, propõe um debate mais participativo sobre segurança alimentar e nutricional. Ele fala sobre o Guia Justiça Alimentar e Cidadania e a importância de colocar esse debate em evidência durante as eleições municipais.


leia mais

ALIMENTAÇÃO DE RISCO

Brasil é considerado o quarto país que mais consome fast food no mundo. O consumo de alimentos ultra processados é a principal causa das chamadas doenças crônicas não transmissíveis no país, como obesidade, diabetes, pressão alta e problemas cardíacos.


leia mais

CIRCUITOS DE COMERCIALIZAÇÃO

Janaína Diniz, professora da UnB, fala sobre os desafios socioambientais ligados à comercialização de produtos nativos da Amazônia e Cerrado, como Castanha do Pará, Açaí, Pequi e Baru.


leia mais


OS SUPERMERCADOS E NOSSA ALIMENTAÇÃO

Os supermercados tornaram-se um espaço privilegiado de comercialização de mercadorias. Em uma passada rápida, é possível comprar a carne da semana, o pão do café da manhã, o desinfetante que acabou até a panela nova para substituir a que quebrou. Mas você sabe o que está comprando? Sabe como funciona um supermercado?


leia mais

AGROECOLOGIA NA AMAZÔNIA

Rede Maniva de Agroecologia, no Amazonas, propõe certificações orgânicas em rede, promove plantas comestíveis não convencionais da Amazônia e debate a importância da agroecologia para a agricultura tradicional da floresta.


leia mais


OS AGRICULTORES, O MEDO E A PRODUÇÃO DE ORGÂNICOS

O acesso democrático aos alimentos saudáveis só será possível se incluirmos os produtores convencionais nos sistemas agroecológicos e orgânicos. Para isso, é necessário combater o medo sobre o qual operam os sistemas convencionais de produção agrícola. A conversão não deve ser vista como uma jogada de risco, mas sim como uma possibilidade real e efetiva.


leia mais

DOSSIÊ ABRASCO

Nesta segunda parte da entrevista, André Búrigo fala sobre as estratégias de produção, articulação e divulgação do “Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”. Ele explica o debate sobre a produção do conhecimento voltada para o agronegócio e a repercussão do Dossiê no cenário brasileiro.


leia mais


AGROTÓXICOS E SAÚDE

André Búrigo é um dos organizadores do “Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”. Ele explica como é feita a análise dos alimentos para identificar a contaminação por agrotóxicos, porque a água da chuva está contaminada com agrotóxicos que já foram banidos no país e como esse mercado vem atuando no Brasil e no mundo.


leia mais

AGRICULTURA URBANA

Claudia Visoni é ativista do alimento em diversas frentes. Ela conta como começou a articulação em torno do grupo Hortelões Urbanos e da Horta das Corujas em São Paulo e faz uma reflexão sobre novas maneiras de viver e as representações sociais ligadas às plantas.


leia mais


PRÁTICAS ALIMENTARES

Joana Pellerano é jornalista e estudiosa da alimentação. Ela fez uma pesquisa super interessante sobre a relação que as pessoas mantêm com os alimentos industrializados. Nesta entrevista, Joana fala sobre alimentação, estratégias de consumo e os significados associados aos alimentos.


leia mais

A COMIDA E OS SIGNIFICADOS

Você já parou para pensar na sua alimentação? A maneira como nos relacionamos com a comida diz muito sobre nossa própria vida. As crenças, tabus, hábitos e modos de viver vão definindo como nos alimentamos. Analisar a própria alimentação revela-se então em algo extremamente íntimo e desafiador.


leia mais


DAS ANSIEDADES SOBRE A ALIMENTAÇÃO

Com a industrialização, a alimentação tornou-se objeto de decisões individuais e cotidianas, gerando certa ansiedade. “O que vamos comer hoje?” nos perguntamos o tempo todo. Vários critérios definem nossas escolhas. Mas até que ponto o poder de escolha exerce um papel definitivo sobre nossa saúde e o meio ambiente?


leia mais

ATIVISMO ALIMENTAR

A jornalista Francine Lima utiliza seu canal Do Campo à Mesa no You Tube para fazer críticas e alertas sobre a indústria alimentícia e ao sistema alimentar. Nesta entrevista, Francine fala sobre as falhas na legislação de rotulagem, conflitos de interesses e claro, sobre a qualidade dos alimentos!


leia mais


AS CRIANÇAS E AS BALAS

A associação de produtos da indústria alimentícia com as crianças é tão antiga que passamos a acreditar que quando elas não consomem determinados produtos estão sendo privadas de sua infância. E assim vamos mantendo uma tradição em torno de alimentos que poderiam ser evitados.


leia mais

OPERAÇÃO CARNE FRACA

Será que a Operação Carne Fraca afetou a percepção dos brasileiros em relação ao que coloca no prato?! O consumo de carne será problematizado ou continuaremos adotando uma alimentação baseada no já contestado consumo excessivo de proteína animal?


leia mais


SEMENTES DA PAIXÃO

As Sementes da Paixão vêm sendo guardadas há várias gerações por agricultores e agricultoras do Semiárido. Essas sementes resistem ao tempo e ao clima, garantem alimentos e sementes para o próximo plantio. Sobretudo, elas empoderam as populações agrícolas que enfrentam a seca.


leia mais

COMIDA SAUDÁVEL

A antropóloga Janine Collaço estuda a noção de saudável, o consumo alimentar fora de casa e a alimentação fast food. Ela explica que a maneira como nos alimentamos segue motivações muito particulares e passa por inúmeras negociações no dia a dia. Por isso, a percepção sobre o que é saudável varia muito.


leia mais


HORTAS URBANAS SP

Quantas hortas urbanas existem na sua cidade? Estive recentemente em três hortas urbanas no bairro São Matheus, Zona Leste de São Paulo, e fiquei impressionada com a beleza e a quantidade de alimentos produzidos nesses espaços! As hortas seguem os princípios da agroecologia e cumprem um papel ambiental e alimentar ao mesmo tempo.


leia mais

ALIMENTOS ORGÂNICOS

Conversamos com o diretor de uma empresa de distribuição de alimentos orgânicos, no sul de Minas Gerais, para entender como funciona o mercado de orgânicos, se há crise neste setor, quem são os neo-rurais e porque existe a ideia romântica de produzir este tipo de alimentos.


leia mais


PRODUÇÃO LOCAL

Você sabe como o morango é produzido? Fizemos um vídeo com produtores convencionais e orgânicos de Atibaia onde eles falam sobre variedades, mudas patenteadas e acesso ao mercado.


leia mais

SOBRE CONVERSAS E COMIDAS

Você já reparou como as pessoas adoram falar sobre comida? Nem precisa ficar sem assunto. A conversa está rolando e de repente alguém começa. Pronto! É um tal de só como isso, não como aquilo, parei de comer, quase não como mais, adoro comer tal coisa, não posso com aquilo, só como de vez em quando. E por aí vai....


leia mais


POLIÍTICAS ALIMENTARES E CONTEXTOS URBANOS

Christiane Costa, do Instituto Polis, revela como São Paulo conseguiu fazer uma política alimentar inovadora, ao inserir os produtores familiares da cidade nas compras públicas, oferecer merenda escolar orgânica e regular o preço de frutas, legumes e verduras na periferia.


leia mais

DIFERENÇAS NO CONSUMO ALIMENTAR

A alimentação no Brasil está longe de ser homogênea. Neste infográfico, mostramos quais são os alimentos mais consumidos no país e as diferenças de consumo em relação ao gênero, à renda e às gerações. Por fim, mostramos o papel da proteína na dieta do brasileiro


leia mais


ALIMENTAÇÃO E POVOS INDÍGENAS

Naine Terena é pesquisadora e mora em Cuiabá. Atuando com mídias e cultura indígena, ela reflete sobre o que o alimento representa para o povo Terena e como as transformações nos territórios vem afetando a alimentação tradicional.


leia mais

CONSCIÊNCIA ALIMENTAR

Responsabilidades éticas e preocupações ambientais tem transformado cada vez mais a alimentação, gerando certa ansiedade. Por isso separamos sete dicas que vão ajudar a entender como o sistema alimentar funciona e porque a consciência alimentar não deveria tirar o prazer de comer.


leia mais


ALIMENTOS EM DISPUTA

O debate internacional em torno da produção de alimentos vem crescendo à medida que surgem novas tecnologias capazes de transformar a agricultura convencional. O novo movimento agrícola mostra então que há, hoje, no mundo, uma disputa em torno do meio ambiente e da saúde a partir da agricultura.


leia mais

Divulgue esta ideia.